Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social Sustentável

Brasil
Bahia
 
Webmail

Artigos

Gestão Agropecuária : A necessidade de conhecer os custos

Postado por Carlos Augusto Sena em 18/07/2013

Resumo
O texto disserta sobre a necessidade de conhecimento e apuração dos custos de produção nas atividades agrícolas, para que os produtores possam produzir em condições cada vez mais competitivas, dentro da nova ordem econômica em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento dos custos de produção na agropecuária, em todos os segmentos das cadeias produtivas é de fundamental importância.

Introdução
A agropecuária tem apresentado grandes transformações e inovações nos últimos anos. Suas técnicas e tecnologia vêm se aperfeiçoando, gerando resultados expressivamente satisfatórios, visando atender a um mercado cada vez mais concorrido, exigente e competitivo, o qual não admite experiências ou amadorismo, causados pela falta da análise do custo de produção, além dos já conhecidos problemas sazonais.

A análise dos custos é uma ferramenta importante para orientar as decisões e auxiliar na gestão do empreendimento. Erroneamente tem-se apurado apenas parte dos custos da unidade produzida, contabilizando somente as despesas com a compra de insumos e serviços utilizados na produção. Neste caso, temos alguns itens que fazem parte dos custos, que se transformarão em uma estimativa do custo total, informação pouco precisa que dificulta a tomada final de decisão. Deveria-se então, incluir a apuração dos custos do capital imobilizado, com uma análise criteriosa, a qual permitiria estudar os custos nos diversos setores que compõe o sistema produtivo como um todo, possibilitando visualizar os custos parciais, em cada um deles.

Merece destaque a importância de se conhecer o custo real por unidade produzida, o qual, através de sistemas de produção (enxutos e flexíveis), possibilita intervenções e mudanças rápidas sempre que necessárias. Com a análise do custo de produção de culturas e criações podemos perceber o impacto da utilização de sistemas e da alta tecnologia por exemplo.

A dificuldade de se encontrar os números que compõem os custos, normalmente, resultam do nível de conhecimento que os produtores ou as associações têm sobre a atividade que pretendem realizar. Contudo, na medida em que calculamos esses números, pode-se determinar, de forma detalhada, os custos de implantação e funcionamento do empreendimento.

A maioria dos produtores desconhece os custos de sua produção, seja pela falta de instrução, seja pelo receio de divulgar os valores aplicados e recebidos em suas propriedades. A conscientização da necessidade de execução e divulgação dos custos de produção, principalmente a troca dessa informações, torna-se cada vez mais necessária e útil para promover alterações no processo produtivo, buscando maior competitividade e eficiência, indispensáveis nos dias atuais.

Os conceitos de investimentos1, perdas2 e custos3 devem estar bem definidos para dos produtores, visando a correta apuração dos custos da sua produção, pois a distinção entre esses elementos pode evitar problemas futuros, principalmente para os produtores que obtêm, com dificuldade, financiamentos junto às instituições financeiras, os quais só na comercialização percebem que o seu faturamento não foi suficiente para pagar o financiamento.

As informações de custos de produção no setor agrícola sempre se mostraram deficientes, escassas e dispersas. Esta situação e as diversidades de práticas agrícolas, típicas da atividade, dificultavam a elaboração de planilhas e análises padronizadas que refletem de forma ampla os dispêndios as agricultura. Permanece a necessidade de dados atualizados e confiáveis das práticas que efetivamente, estejam ocorrendo no setor agrícola, de forma que possibilitem análises comparativas de desempenho da atividade das principais regiões produtoras. Esses dados também permitem o desenvolvimento de estudos de viabilidade, rentabilidade e competitividade, objetivando a racionalização na tomada de decisões dos produtores.

Nesse sentido, o custo de produção vem a se constituir num importante instrumento de avaliação da eficiência e da competitividade da agricultura, contemplando todos os fatores envolvidos no processo de produção e de pré comercialização, pertinentes a determinada atividade.

No cálculo do custo de produção de uma cultura deve constar como informação básica: o valor dos insumos e de serviços, horas trabalhadas de máquinas e implementos e mão-de-obra. Outra variável essencial no cálculo de custos de produção é o vetor de preços dos fatores que fazem parte do processo de produção, representados pela média dos preços praticados na área estudada.

Vale ressaltar que os preços dos insumos e serviços apresentam muitas variações, exigindo levantamentos periódicos durante o ciclo produtivo, mesmo em períodos de baixa inflação. É importante ressaltar que existe a necessidade de se estimar os custos antes que seja iniciado o preparo solo, pois, em virtude da sazonalidade no mercado de produtos agrícolas, determinados insumos podem não estar disponíveis a preços competitivos num dado momento.

Considerações Finais
Por meio da apuração dos custos, pode-se identificar os fatores de produção utilizados em uma cultura. Assim sendo, o produtor tem condições para tomar decisões, respondendo qual a quantidade mínima para se produzir e comercializar para que se possa cobrir os custos, assim como fixar o custo padrão para planejar safras futuras, sabendo o preço adequado para cada produto e qual o produto mais rentável, podendo, assim, avaliar a vantagem de se terceirizar ou não algum segmento da produção.

Referências Bibliográficas
· ANTUNES, L. M./ Ries, L. Reneu. Gerência Agropecuária. Ed. Agropecuária, 2001.

· RILEY, M. C. . Alternativas Para Tornar Sua Fazenda Lucrativa, Ed. Aprenda Fácil, 2001.

· MEDEIROS, Jesiomar Antônio de, Agribusiness – Contabilidade e Controladoria, Ed. Agropecuária, 1999.

 
 
 

Edf. Profissional Center, Sala 705,
Av. ACM, Cidadela, Salvador - Bahia
Tel.: 55 (71) 3491-1976

Facebook Twitter Youtube Flickr

Desenvolvido por Level2

17531 visitas