Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social Sustentável

Brasil
Bahia
 
Webmail

Projetos

Projetos Realizados

  • Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social - A Mandacaru foi novamente credenciada em 2015 pela Fundação Banco do Brasil no Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU, e é uma das entidades credenciadas para contribuir com a reaplicação de tecnologias sociais. Nesse projeto a Mandacaru além da Bahia está credenciada a desenvolver os trabalhos nos Estados de Goiás, Maranhão, Piauí, Rondônia e Sergipe, com cerca de 17.037 Unidades Habitacionais nesses Estados em que a Mandacaru está credenciada.
  • AÇÃO POSITHIVA - Trabalho voluntário desenvolvido junto à iniciativa privada, mobilizando empresas, colégios e conjuntos residenciais para arrecadação de alimentos não perecíveis, medicamentos, brinquedos, fraldas e produtos de higiene pessoal. Essa ação teve como beneficiárias a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) organização assistencial, sem fins lucrativos que desde 1989 atua na prevenção do HIV e apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social que convivem com o vírus, e a creche Casa Vihda que atende diretamente crianças em situação de risco social, orfãs de familiares com HIV.
  • Curso de Apicultura - Ação no âmbito do programa Qualifica, para qualificação de 20 educandos do município de Nordestina/BA, território do Sisal, o curso teórico e prático teve duração de 200 horas, com certificação, com temáticas sociais e específicos, realizado em 2017.
  • Prestação de Serviços de Gestão e operacionalização das Unidades Técnicas da Bahia Pesca - Atuamos no mapeamento das principais aguadas de interesse ao repovoamento no Estado, Estudos básicos de capacidade de suporte de reservatórios, e na produção de alevinos de peixes e juvenis de caranguejo em diversos territórios / municípios em que a Bahia Pesca possui estações de piscicultura e fazenda marinha experimental, além de apoiar a operacionalização dos TPP, atividades realizadas em 2017.
  • Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social - A Mandacaru está credenciada pela Fundação Banco do Brasil no Programa Nacional de Habitação Urbana – PNHU, e é uma das entidades credenciadas para contribuir com a reaplicação de tecnologias sociais. Nesse projeto a Mandacaru está credenciada a desenvolver os trabalhos na Bahia, juntamente com outras entidades, onde estão previstos trabalhos em 16 empreendimentos, nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Itapetinga, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé e Teixeira de Freitas, com cerca de 8.651 Unidades Habitacionais no Estado.
  • Projeto FRUTIFICAR – Quintais Produtivos para Agricultores Familiares na Bahia - A Mandacaru está executando o projeto FRUTIFICAR - Quintais Produtivos para Agricultores Familiares na Bahia, patrocinado pela Petrobras através do Programa IPC 2013 - Integração Petrobras Comunidades, nos municípios baianos de Cardeal da Silva, Esplanada e Jandaíra, em parceria com as Prefeituras / Secretariasde Agricultura destes municípios, serão implantados 150 Quintais Produtivos beneficiando 450 agricultores familiares.
  • Projeto Minha Terra Produtiva – Estamos desenvolvendo projeto de ATER para assentados do município de Conde/BA, assentamento Sempre Vida, projeto articulado a partir da demanda da comunidade junto a SEDIR/CAR desde 2007 e que foi firmado em 2008 e liberado recurso em 2009, a CAR convidou a Mandacaru para assistir tecnicamente aos beneficiários de convênio que a mesma celebrou junto a Associação Sempre Vida na criação de galinha caipira pelo programa Produzir. Resultado: 30 famílias beneficiárias através do Convênio com a Sedir/Car, com duração de 12 meses.
  • Projeto Produzindo Desenvolvimento – Estão sendo realizadas atividades de cursos tecnológicos, com 24 oficinas de convivência com o Semi-árido, revitalização de viveiro de mudas e implantação de outro viveiro para produção de árvores frutíferas e reflorestamento de espécies apropriadas a caatinga, caprinocultura (sementes de capim, semente de leguminosas para suplemento alimentar, melhoria de cerca, distribuição de animais de boa qualidade), criação de galinha caipira (implantação de galinheiros, comedouros e bebedouros, distribuição de aves para engorda e produção de ovos), produção de amendoim consorciado com milho e feijão, convênio com a SEDES, cerca de 2.650 foram beneficiadas, duração de 12 meses.
  • Solicitação de Extensão de Rede Rural em Crisópolis/BA -  A Mandacaru através do programa Luz para Todos, solicitou para o distrito do Bacopari do referido município extensão de rede em meio rural beneficiando 55 famílias de pequenos agricultores numa extensão de 3 km de rede elétrica. Mandacaru não cobrou qualquer tipo de pagamento para realizar a solicitação e acompanhamento do processo, foram prestados de forma voluntária.
  • Caracterização da Produção e Comercialização da Agricultura familiar À Margem da BR-324 Salvador-Feira de Santana/BA – Aplicação de pesquisa de campo utilizando Palm top com programa de tabulação de dados visando conhecer os sistemas produtivos, demografia e comercialização agropecuária à margem da BR 324, buscando soluções para as demandas encontradas. Recursos da FAPESB/SECTI, cerca de 93 comerciantes entrevistados, duração 03 meses.
  • Seminário Econegócios e Tecnologias Limpas: Ações Práticas de Desenvolvimento Sustentável – Evento realizado em Setembro de 2008, com duração de 16 horas, tendo renomados palestrantes e público diversificado e seleto. Patrocínio do Banco do Nordeste e SEBRAE, cerca de 100 participantes.
  • II CONBRAC – Congresso Brasileiro da Cachaça – Realizado em Salvador/BA no mês de maio de 2009, com palestrantes renomados nacional e internacionalmente, público de aproximadamente de 500 participantes. Patrocínio BNB, SECTI e SEBRAE.
  • Sistema Alternativo de Criação de Galinha Caipira em Acajutiba/BA – Projeto de geração de renda para agricultores familiares no município com um dos menores IDH da Bahia, beneficiando diretamente 63 famílias, contemplando aquisição de equipamentos, de animais e serviços de ATER. Convênio com a SEDES, duração 12 meses.
  • Produção Agro ecológica Integrada Sustentável no Recôncavo da Bahia – Projeto que alia a ocupação produtiva e a geração de renda de agricultores familiares organizados do município de Santo Amaro, comunidade Acupe, implantação de 20 unidades produtivas (horticultura, fruticultura e criação de pequenos animais), Convênio SECTI/FAPESB, duração 12 meses.
  • Produção Agro ecológica Integrada Sustentável para Agricultores Familiares na Bahia – Replicação da tecnologia social PAIS para agricultores familiares e assentados da reforma agrária organizados dos municípios de Acajutiba, Conde, Esplanada, Crisópolis, Araci e Serrinha, proposta de implantação de 120 unidades PAIS, atendendo a 600 beneficiários diretos, financiado pela PETROBRAS, duração de 24 meses.
 
 
 

Edf. Profissional Center, Sala 705,
Av. ACM, Cidadela, Salvador - Bahia
Tel.: 55 (71) 3491-1976

Facebook Twitter Youtube Flickr

Desenvolvido por Level2

6054 visitas